Cessna Caravan, um projeto de sucesso!

Desenhado como um robusto avião para as mais diferentes utilizações, o Caravan proporcionou a Cessna uma faixa de mercado que não para de crescer. Além de robusto, o Caravan é uma aeronave econômica e versátil; em função de sua asa alta, ele é capaz de pousar em qualquer pista e chegar a locais em que somente helicópteros costumam atuar. 

A aeronave foi desenvolvida e fabricada nos Estados Unidos desde o início dos anos 80 pela Cessna Aircraft Company, chegando ao Brasil em 1987 -há exatos 31 anos- o primeiro Caravan brasileiro pertenceu à Força Aérea Brasileira (FAB), que ajudou na manutenção 
C-98/ FAB2701
da Base de Lançamento de Foguetes de Alcântara, no Maranhão. A aeronave adquirida recebeu a designação C-98 e a matrícula FAB2701, e todas essas qualidades fizeram com que o Ministério da Aeronáutica realizasse mais duas aquisições do modelo. 
Cada detalhe foi planejado com a intenção de simplificar o uso e diminuir os custos de produção. O Caravan, não possui  muitos sistemas hidráulicos e os conjuntos mecânicos são os mínimos possíveis. Em função disso, a manutenção torna-se barata.  
PT6A-114A
Os aviões utilizam o motor Pratt&Whitney Canada PT6A-114A, de 481 KW (675 shp), que aciona um kit de hélices McCauley tripá.



-Variantes do Caravan:

   
C208B CARGOMASTER


Caravan Anfíbio (Autor: Leonardo Carvalho)
https://www.jetphotos.com/photo/8495911
           
C208A CARAVAN

AC-208 'Combat Caravan' equipado com  mísseis 

Comentários